Seja em momentos mais simples, como uma super lua, ou mais complexos, como um eclipse ou chuva de meteoros, os eventos astronômicos estão sempre ao redor. E é sempre uma comoção ao redor desses eventos, por conta de toda a mística que esses momentos trazem.

Mas não é somente na vida real. Muitas obras de ficção também utilizam desses eventos para deixar as suas histórias mais coloridas. Pensando nisso, trouxe aqui 5 k-dramas que tem eventos astronômicos no seu roteiro.

1 – Bon Appétit, Vossa Majestade

Começando por um dos queridinhos do ano passado, Bon Appétit, Vossa Majestade conta a história de Yeon Ji-Young, uma chefe de cozinha que, depois de ganhar uma competição de culinária francesa, acaba viajando para a era Joseon. Lá ela acaba virando a cozinheira do rei Yi Heon, um déspota que tem muito poder e um paladar refinado.

Nessa viagem que ela faz, o diário do rei é o catalizador, mas podemos ver também um eclipse acontecendo durante a volta dela ao passado. Não é uma peça central da trama, mas é uma das costumeiras representações desse evento astronômico, que sempre fala sobre mudança, renovação e ao desapego do passado.

2 – Hotel del Luna

Indo mais a fundo no gênero de fantasia, Hotel del Luna é outro drama que utiliza o eclipse em sua estrutura. Na trama, a gente acompanha a gerente milenar do hotel (Jang Man-Wol) e seu assistente humano (Koo Chan-Sung) resolvendo os problemas de todos os hóspedes, que são fantasmas com assuntos inacabados nesse plano.

Aqui, a parada é um pouco mais integrada com o roteiro. Os hóspedes só podem chegar no hotel em circunstâncias especiais, como eclipses, aparecendo como um hotel luxuoso e antigo de Seul. É outra característica encontrada em eventos astronômicos, principalmente em eclipses: Quando eles acontecem, as fronteiras entre os mundos ficam mais finas.

3 – Moon Lovers

Mais um drama de romance que começa por conta de um evento natural. Em Moon Lovers, Hae-Soo é uma mulher moderna que, durante um eclipse solar, acaba viajando no tempo para a Dinastia Goryeo, onde fica presa em uma batalha de príncipes, divida entre Wang Wook e Wang So.

Aqui a gente já está vendo um padrão, né? Os eclipses são sempre utilizados. Mas esse tem uma diferença. Ao invés de ser lunar, no qual a lua é coberta pela terra, temos um eclipse solar, no qual o sol é escondido pela lua. E ele, geralmente é relacionado a revezes na vida, nada muito complexo, mas acontecimentos que atrasam um pouco o desenvolvimento.

4 – O Rei Eterno

Esse aqui vocês conhecem de cor e salteado, não é mesmo? Mesmo assim, vamos às apresentações. O Rei Eterno conta a história do Imperador Lee Gon, de uma Coreia monarquista, que procura vingança pelo seu pai assassinado, indo parar em uma Coreia democrática, onde encontra o amor na detetive Jung Tae-eul enquanto batalha contra o tio Lee Lim.

Aqui tem uma diferença. O eclipse não é um fenômeno natural, mas sim uma manifestação de um objeto mágico. O que não muda a situação, de que esse fenômeno foca em sugerir a quem assiste uma mudança de paradigma por meio de um desequilíbrio mágico que permite essa travessia entre os mundos.

5 – Black Knight

Por fim, temos também Black Night. Esse drama de ação pós apocalíptico conta a história de 5-8, um entregador lendário em um mundo devastado e de ar poluído e escasso, lutando para derrubar a organização de castas e de segregação que tomou o planeta.

Aqui a gente extrapola um pouco a ideia de chuva de meteoros. Geralmente eles são os detritos que passam na atmosfera e só deixam um rastro de luz no lugar. Nesse caso, o meteoro realmente cai no planeta, extinguindo uma parte da vida e deixando o ar poluído. O que inverte até o sentido místico da situação, que geralmente é ligado à renovação, inspiração espiritual e renovação de caminhos.

Esses foram os dramas para vocês acompanharem. Conhecem mais alguns? Deixa aí nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top