Se tem uma coisa que o brasileiro sempre gosta é se ver retratado em alguma obra. Seja com uma menção ou até com um personagem, qualquer situação em que isso acontece, é sempre uma festa. Pensando nisso, separei algumas das citações inusitadas do Brasil nos animes.
1 – Cavaleiros do Zodíaco

Para começar, vamos para uma mais simples e conhecida. Em Cavaleiros, um dos guerreiros que Seiya e cia enfrentam na batalha das 12 casas do zodíaco é brasileiro. Aldebaran é o responsável pela casa de Touro dos zodíaco e conseguiu sua armadura no Brasil. Sua principal participação é ser o antagonista inicial para nossos heróis, mas ele continua aparecendo durante o resto do anime, em aparições esporádicas.
2 – Gundam 00

Essa é uma referência que eu não sabia também. Nessa versão do famoso anime de Mechas, o mundo é dividido em 3 grandes blocos: UNION (Japão, EUA e as Américas), AEU (os países da União Europeia) e Jinkakuren (Rússia, China e outros países asiáticos) que lutam pela dominação mundial. Tudo muda quando uma organização chamada Celestian Being entra na disputa usando mechas mais poderosos do que os de seus adversários e construídos em um lugar específico… Qual é esse lugar? Brasil, claro!
3 – Rozen Maiden

Acho que ninguém esperaria uma referência ao Brasil em um filme que trata de bonecas, mas Rozen Maiden tem! E envolve um grande herói nacional nela. Dentro do quarto do protagonista, em cima da cama dele até, há um poster de um automobilista bem conhecido, Ayrton Senna. Como a Williams do piloto estava em uma parceria com a Honda na época, Senna também é bem venerado no Japão, com video de jornalistas extremamente emocionados quando vão dar a notícia da morte dele.
4 – Cowboy Bebop

Falando em heróis nacionais, Cowboy Bebop traz uma referência a outro grande conhecido nosso. Durante uma perseguição a um criminoso, nossos heróis passam por 3 senhores muito simpáticos conhecidos como Antônio, Carlos e Jobim. Juntando os três nomes, temos Tom Jobim, um grande músico e poeta da MPB.
5 – Dr. Stone

Brasil em um anime sobre ciência? Porque não? Em Dr. Stone, nosso país faz parte da trama principal da reta final, com duas paradas muito específicas para captar recursos importantes. ATENÇÃO QUE AGORA TEM SPOILERS MENORES DA HISTÓRIA. A primeira parada é na Amazônia para conseguir a matéria prima para a borracha. E a segunda é Araxá, em Minas Gerais, onde Senkuu e cia vão para pegar minérios e descobrir a origem da petrificação.
6 – Michiko e Hatchin

Referências são legais e tals… Mas que tal um anime que se passa por aqui? Esse é o caso de Michiko e Hatchin. O anime de 2008 conta a história de Michiko Malandro, que sequestra a filha do seu ex-namorado, Hana Morenos, das garras de sua família adotiva abusiva. Mesmo não sendo totalmente no Brasil, todas as inspirações para criar esse país foram tiradas de cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Olinda e Recife, além de que todos os personagens terem sobrenomes com palavras brasileiras e a trilha sonora ter uma mistura de bossa nova e samba.
Claro que, além dessas, a gente tem mais um monte de referências por aí. Se quiser saber mais algumas comente para fazermos uma segunda parte.
