Uma das obras coreanas de mais sucesso dos últimos tempos acabou de sofrer um revés. O Manhwa Wind Breaker foi cancelado por conta de acusações de plágio. A informação foi confirmada pelo prórpio autor, Jo Yong-seok, que também publicou uma carta com um pedido de desculpas.
Essa decisão veio após uma investigação interna da Naver Corporation, empresa proprietária do site Webtoon e responsável pela publicação, descobrir que muitos quadros desenhados por Jo foram basicamente copiados de outras obras, uma delas sendo Tokyo Ghoul. Atestando a próximidade artística, a empresa decidiu encerrar a obra, deixando apenas mais um capítulo para ser lançado.
Já o autor reconheceu o plágio e declarou que os prazos foram a causa raiz. Leia abaixo a declaração do autor:
“Olá, aqui é Jo Yong-seok. Em primeiro lugar, peço sinceras desculpas pelo sofrimento causado a muitos devido às recentes alegações de plágio relacionadas ao meu trabalho. Entre os materiais de referência que usei enquanto trabalhava, algumas cenas acabaram sendo muito semelhantes ou quase idênticas em expressão às de outras obras. A culpa é claramente minha. Por muitos anos, vivi uma vida constantemente correndo atrás de prazos. Ao fazer isso, deixei a urgência sobrepor-se aos padrões que eu, como criador, deveria ter mantido. E não os consegui manter. Acima de tudo, eu realmente queria mostrar a história final deste trabalho até o fim. Portanto, decidir encerrá-lo no meio do caminho é extremamente doloroso. Sinto profundamente e peço desculpas novamente aos leitores. A todos que me apoiaram e acreditaram, apesar das minhas falhas, agradeço sinceramente e, mais uma vez, abaixo a cabeça em pedido de desculpas.”
Wind Breaker conta a história de um ciclista novato que compete em um evento chamado League of Streets. A série foi uma das obras esportivas mais lidas no Webtoon e estava em publicação desde dezembro de 2013. Yeon-Seok ainda compartilhou um manuscrito do restante da série em seu blog para quem quiser saber como ele estava pensando o final.
Triste fim para uma obra tão conhecida. Em tempo, leiam o mangá de Wind Breaker, do Satoru Nii. Vale muito a pena.