EXCLUSIVO: Yumi Yoo, CEO do Studio Moonshot, explica como transformou sabor em imagem no K-drama Bon Appétit, Nossa Majestade

Como transformar o sabor de um prato em algo que o público possa ver, sentir e se emocionar?
Esse foi o desafio da equipe da Studio Moonshot, responsável pelos efeitos visuais (VFX) do K-drama Bon Appétit Your Majesty, produção da Netflix que mistura humor, fantasia e culinária de forma única.

Em entrevista exclusiva ao Na Coreia Tem, Yumi Yoo, CEO do Studio Moonshot, contou como a equipe criou efeitos capazes de “dar forma” ao sabor, revelando bastidores, inspirações e momentos curiosos das filmagens.


Como foi o processo criativo para transformar a sensação de provar um prato, algo tão subjetivo e sensorial, em efeitos visuais que o público pudesse realmente sentir?

Yumi Yoo: Fizemos um grande brainstorm em equipe sobre como traduzir a “sensação do sabor” em imagem. Em vez de algo abstrato, escolhemos uma abordagem direta e divertida, fazendo os próprios ingredientes parecerem ganhar vida.
No Episódio 2, por exemplo, representamos o sabor do MSG inspirados em um ditado coreano: “um gosto tão bom que parece brincar entre as nuvens”. Assim nasceu uma paisagem de nuvens onde camarões, anchovas e cogumelos nadam como seres celestiais.
Já na cena dos macarons, usamos luzes coloridas e motivos de discoteca para representar a alegria de compartilhar algo doce com alguém querido como se o sabor se transformasse em uma dança de cores.


O drama mistura a era Joseon com pratos modernos. Quais foram os maiores desafios em criar efeitos que respeitassem o contexto histórico, mas ainda transmitissem modernidade e surpresa?

Yumi Yoo: Esse contraste foi um dos nossos maiores desafios. Precisávamos imaginar como alguém da era Joseon, que nunca havia provado ingredientes ou pratos modernos, reagiria a sabores completamente novos.
Queríamos capturar visualmente esse espanto e encantamento.
Alguns efeitos chegaram a ter versões mais cômicas e exageradas, mas depois foram redesenhados para manter o equilíbrio entre humor e emoção. Era importante que o público se divertisse, mas também sentisse o impacto emocional de cada momento.


Existe algum efeito ou elemento visual que você considera a “assinatura” do drama algo que o público sempre lembrará quando pensar na experiência gastronômica da série?

Yumi Yoo: Embora as cenas de “projeção de alma” sejam marcantes, acredito que o visual mais simbólico é o da fênix que nasce da sopa de galinha preta (Ogolgye Samgyetang).
Essa cena representa o humor, a arte e a emoção da série. Criamos a fênix não como uma criatura ocidental feita de fogo, mas como uma ave elegante inspirada na herança real de Joseon unindo simbolismo cultural e estética visual. – Confira algumas cenas de Bon Appetit Vossa Majestade aqui.


Como foi a colaboração com o diretor, a equipe de fotografia e os atores para garantir que os efeitos se integrassem naturalmente às cenas de degustação e reações emocionais?

Yumi Yoo: Durante as filmagens, muitas vezes não mostramos aos atores o que seria adicionado em computação gráfica, apenas demos instruções gerais, como “algo vai flutuar aqui”.
Na cena do Beef Bourguignon, por exemplo, dissemos que haveria flores e borboletas. O ator Lee Chae-min perguntou se podia deixar uma borboleta pousar em sua mão, e Kim Hyung-mook até acenou para as borboletas imaginárias! (risos)
Mais tarde, nas entrevistas, eles contaram que ficaram surpresos ao ver o resultado final não tinham ideia do que realmente apareceria ali.


Quais foram as principais inspirações ao criar os efeitos? Elas vieram de outros filmes, séries, artes visuais ou experiências reais com comida coreana?

Yumi Yoo: Como coreanos, somos profundamente apaixonados por comida. Desde documentários gastronômicos até mukbangs, expressar o sabor por meio da visão e do som faz parte da nossa cultura.
As diferenças regionais de sabor, influenciadas pelo clima e pelos métodos de conservação também nos inspiram a pensar o paladar de formas diversas.
Curiosamente, nossas maiores referências não vieram de animações ou filmes, e sim de comerciais coreanos de comida, que têm humor, ritmo e textura visual únicos.
Alguns acharam que nos inspiramos no anime Cooking Master Boy, mas a verdade é que a principal influência veio dessas propagandas criativas e espirituosas. Nosso foco era capturar textura, movimento e uma boa dose de humor.


Como você se sente vendo o sucesso do drama e o reconhecimento do público pelo trabalho da Studio Moonshot?

Yumi Yoo: É muito gratificante ver o público se conectando com o nosso trabalho. Passamos muitas noites ajustando detalhes para que cada cena transmitisse emoção.
Sinceramente, esperávamos até que algumas cenas virassem memes na internet! (risos)
Agradecemos muito o carinho e esperamos continuar criando experiências visuais que emocionem.
Quem quiser conhecer mais sobre nosso trabalho pode nos encontrar no Instagram em @studio.moonshot.vfx e você confere o drama coreano Bon Appétit Vossa Majestade na Netflix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top