Início » Review: Fullmetal Alchemist – Edição Especial de Aniversário

Review: Fullmetal Alchemist – Edição Especial de Aniversário

Sabe aquela sensação de encontrar um grande amigo que você não via a muito tempo, mas que quando encontra, sente uma ligação de que não estiveram separados? Essa é a sensação que eu senti lendo a essa edição de aniversário especial comemorativa de 20 anos da criação de Fullmetal Alchemist.

Criada por Hiromu Arakawa, a série começou a ser publicada na revista mensal Shonen Gangan em 2001, e chegou ao Brasil com seus 52 volumes em Fevereiro de 2007 e conta a história dos irmãos Elric que, após tentarem reviver a mãe através de alquimia, um acaba perdendo o corpo e o outro, um braço e uma perna. Juntos, eles irão vagar pelo país de Amestris tentando recuperar o que perderam, além de conhecer as mais diferentes realidades desse mundo em sua busca pela pedra filosofal.

Com um mundo coeso e vivo, a história é extremamente apaixonante em todos os sentidos, te envolvendo na aventura de Edward e Alphonse desde quando os conhece até o final, deixando uma sensação de “quero mais” quando acaba. A publicação ainda contou com 3 volumes de um guia completo que reunia tirinhas e histórias exclusivas. Lançadas em 2012 foram uma maneira de matar a saudade da série que tinha acabado, mas tinha uma função de trazer curiosidades de sobre a série em si.

Porém, mesmo acabando, uma série memorável como Fullmetal não consegue ser esquecida. Com isso, chegamos nesse volume especial de luxo que comemora 20 anos da publicação da série. Tenho que confessar que recebi esse volume com medo de ele ser apenas uma repeteco de itens encontrados nos guias. Mas foi uma grata surpresa saber que, mesmo tendo um pouquinho disso, ainda existe alguns motivos para você adquirir, mesmo não sendo um colecionador.

Sobre da repetição, encontramos nesse novo livro as três histórias encontradas nos Guias Completos. Mesmo assim, são histórias que condensam muito bem temas que podemos encontrar sendo tratados na obra principal. São uma boa porta de entrada para apresentar a série para quem não conhece.

Agora do lado dos novos itens, é um prato cheio. Mesmo com o sucesso encontrado por Fullmetal fora do Japão, muitos itens ficaram restritos apenas ao país, como os jogos de PlayStation 2 e tirinhas criadas exclusivamente para exposições sobre a obra. São histórias curtas e muito divertidas que trazem o humor, com as tirinhas, e apresentam muito bem as histórias dos jogos.

Além disso, ainda há uma linha do tempo bem descrita da criação do mangá, com muitas curiosidades da autora e do seu processo de criação, bem como foi para ela saber das adaptações animada que aconteceriam posteriormente e uma novel focada em Havoc e Maria Ross.

Enfim, mesmo que ainda hajam algumas histórias repetidas , Fullmetal Alchemist Edição Especial de Aniversário é um bom item de colecionador e ainda pode ser uma boa porta de entrada, caso alguém queria conhecer um pouco mais sobre o que é o mangá.

Wagner Emerich Jr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo